Estudantes do Ensino Médio do Colégio Farroupilha criaram o Voluntaria+, site que aproxima pessoas dispostas a contribuir com organizações que necessitam de apoio, como ONGs e associações. A plataforma funciona como um painel de oportunidades, apresentando as instituições necessitadas e formas diretas de contato para quem quiser ajudar.
O Voluntaria+ busca incentivar o engajamento social de forma simples e acessível. Além da Ucergs, a plataforma reúne outras organizações com diferentes causas e necessidades, como o Pão dos Pobres e o Projeto Arroz com Feijão. Sem fins lucrativos, o site é resultado da dedicação dos alunos e foi desenvolvido sob orientação no Clube de Tecnologia do Colégio Farroupilha. A iniciativa já obteve destaque na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), na categoria Cidades e Comunidades Sustentáveis.
“Nossa ideia surgiu a partir da percepção de que muitos estudantes tinham interesse em fazer trabalho voluntário, mas não conseguiam colocar isso em prática. Queríamos criar uma solução para tornar esse processo mais fácil e acessível”, explica Teodoro Eilert Trevisan, estudante da 3ª série do Ensino Médio e um dos fundadores do projeto.
De acordo com Theodoro, foi durante as enchentes do ano passado que os alunos perceberam a urgência de ferramentas de voluntariado. “Passamos o último ano planejando, conversando com ONGs e desenvolvendo uma solução. O Voluntaria+ funciona como uma ponte: a ONG se cadastra uma vez e mantém seu perfil no ar sem precisar de manutenção constante. Os contatos com os voluntários são feitos diretamente pelos canais das instituições, como aplicativos de mensagem e e-mail. A ideia é que o site seja uma solução de longo prazo, passando de geração em geração no Farroupilha”, finaliza.