Desde o início do ano letivo, as turmas do 3º ano dos Anos Iniciais vêm utilizando, em sala de aula, a plataforma de jogos educativos Educacross como uma forma divertida de aprender conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
A plataforma utiliza a aprendizagem adaptativa, ajustando os conteúdos ao perfil e ao ritmo de cada estudante, promovendo desafios personalizados que estimulam o engajamento e o desenvolvimento da metacognição. A Educacross tem se destacado como uma ferramenta poderosa para promover uma aprendizagem ativa, lúdica e significativa. Ao colocar o aluno no centro do processo e adaptar os conteúdos às suas necessidades, a plataforma contribui para uma educação mais inclusiva, eficiente e prazerosa.
De acordo com a orientadora pedagógica dos Anos Iniciais, Raquel Ferraz, o projeto foi bastante significativo para o desenvolvimento dos estudantes: “As crianças demonstraram entusiasmo e envolvimento com as atividades e desafios interativos, que estimulam o raciocínio e a leitura de forma leve e prazerosa. Também foi perceptível o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade dos estudantes, especialmente com as atividades realizadas em casa, que ampliaram o vínculo entre escola e família”, destacou.
A mascote da plataforma, a corujinha Belinha, visitou as casas dos estudantes do 3º ano para que a família compreendesse como a plataforma funciona na prática e pudesse, junto com o estudante, brincar, ouvir histórias e aprender coisas novas. A professora Letícia Tyski relata como o projeto foi positivo na turma em que leciona: “A possibilidade de levar a personagem para casa despertou o interesse da turma, promovendo uma participação ativa de todos, que esperavam com curiosidade o seu momento de levar a Belinha para casa. A vivência proporcionou o desenvolvimento de habilidades importantes, como a organização e o senso de responsabilidade ao cuidar do material e cumprir as etapas e o prazo da atividade. Iniciativas lúdicas como esta são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, pois eles responderam de forma muito significativa a essa atividade lúdica e interativa, além de tornar o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso”, finalizou.