Evento ocorreu simultaneamente em mais de 150 países e reúne participantes de diferentes áreas para desenvolver soluções em 48 horas.
No último final de semana, alguns estudantes do Ensino Médio do Colégio Farroupilha, que cursam a disciplina de Lógica de Computação e Matemática Aplicada, que é oferecida na Trilha de Aprendizagem de Engenharias do Ensino Médio, participaram do Nasa Space Apps Challenge, que aconteceu na Univates, em Lajeado. O evento, promovido pela Divisão de Ciências da Nasa, teve como objetivo encontrar soluções criativas para desafios reais que foram criados por especialistas da Nasa, envolvendo tópicos como narrativa, desenvolvimento de software, astrofísica, exploração espacial e agricultura.
Todas as equipes participantes, tinham apenas 48 horas para criar soluções para problemas ligados à Terra e ao espaço. A equipe Ctrl+Farroups, formada pelas estudantes Ana Laura Schuh da Trindade, Helena Regner Tassinari, Manuela Kuck Mayer, Manuela Leite Spinelli e pelos estudantes Eduardo Agrifoglio Hermann e Guilherme Zanella desenvolveram, durante o evento, uma plataforma interativa com o objetivo de organizar e possibilitar a exploração de dados científicos relacionados à probabilidade de vida fora do planeta Terra, especialmente na Lua e em Marte.
De acordo com Ana Laura e Helena Tassinari, o grupo se desafiou ao construir um mecanismo de conhecimento que fosse acessível a todos, desde pessoas comuns até cientistas. “O banco de dados da NASA nos forneceu 608 pesquisas sobre fatos biológicos em nossa galáxia. Então, decidimos criar e treinar uma IA para fazer o resumo dessas pesquisas. Depois disso, reunimos as informações e as submetemos a outra IA, que as organizou entre todos os diferentes planetas do nosso sistema solar, permitindo, também, que fizéssemos perguntas específicas sobre cada um dos temas”, explicaram.
Os estudantes foram acompanhados pelo professor Roger Pereira, responsável pelo Laboratório Maker, que prestou todo o auxílio para o desenvolvimento da proposta da equipe Ctrl+Farroups. “Após a coleta das informações, que foram disponibilizadas pela Nasa, os estudantes criaram um dashboard em HTML, CSS e JavaScript para apresentarem os principais dados e possibilitar a interação do usuário com um chatbot, para tirar dúvidas sobre os artigos, por exemplo”, detalhou Roger.
A equipe do Colégio Farroupilha não foi premiada no evento local, mas ainda concorre a uma das indicações da fase global, que será divulgada nesta sexta-feira, 10/10. As propostas são enviadas à NASA, avaliadas e julgadas dentro do problema escolhido. Segundo Michel Machado, Coordenador da Incubadora Tecnológica da Univates, a Inovates, o desempenho e preparação dos estudantes da escola surpreendeu a todos. “Foi muito bom ter o Colégio Farroupilha conosco neste evento. Os estudantes se destacaram com a qualidade das apresentações, tanto do pré-pith quanto do pitch, mesmo com a pouca idade, comparando com a maioria dos participantes”, finalizou.